Misceland

Misceland

O jogo Banco Imobiliário foi inventado em plena crise

banco_imobiliario

Se você nunca teve um Banco Imobiliário, pelo menos deve ter jogado com o tabuleiro de alguém ou sabe do que estamos falando. Já chegou a pensar de onde ele surgiu?

Comecemos do começo: era 1930, início da Grande Depressão, que duraria 12 anos, por causa do crack da bolsa de Nova York, em 1929, que afetou todos os países ocidentais industrializados. Milhares de empresas fecharam as portas e o desemprego foi à escala exponencial. Porém, como em todas as dificuldades, a criatividade também pode aumentar, como aconteceu com o então vendedor de aquecedores Charles Darrow, da Pensilvânia, EUA, que ficou sem trabalho e acabou inventando o Monopoly, lançado no Brasil pela Estrela, em 1944, como Banco Imobiliário.

Charles se baseou em outro jogo (que ainda existe), chamado The Landlord’s Game, que mostrava como os monopólios eram fontes de desigualdade e pobreza, sendo injustos nas cobranças do aluguel por grandes proprietários. Sua ideia foi inverter a lógica e criar um tabuleiro no qual o cidadão comum poderia comprar, alugar e vender terrenos, tornar-se um magnata ou ir à falência.

Entusiasmado com sua invenção (meio sem querer, segundo a lenda), Charles a apresentou aos executivos da empresa Parker Brothers, que a rejeitaram por vários erros e por ser um jogo “chato”. Sem desanimar e junto com um amigo, ele produziu à mão 5 mil unidades e deixou à venda em uma loja de departamento a 4 dólares cada. Era 1935 e o sucesso foi tão grande, que a demanda cresceu rapidamente e a Parker Brothers reconsiderou a ideia de produzir o jogo e o lançou em grande escala. Charles ficou multimilionário em plena decadência econômica mundial. Hoje, estima-se que já foram vendidas mais de 200 milhões de unidades.

Moral da história: em tempos de crise, é preciso ser criativo para virar o jogo!

OLYMPUS DIGITAL CAMERA
Você se lembra desses dinheirinhos?

Artigos Relacionados

Foto: bbc.com

Tradicional orelhão britânico vira café

Famosa cabine telefônica, o tradicional orelhão britânico vira café, o Jake’s Coffee Box. Jake Hollier, de 23 anos, decidiu pedir demissão do hospital onde trabalhava para se tornar um profissional autônomo e, agora, é o primeiro a utilizar o espaço emblemático para uma finalidade diferente da original: vender cafézinhos e minis hot dog para[…]

Leia mais »
pic9

Os 15 fotobombers mais hilários de todos

Esta e as demais fotos foram retiradas do site Daily Sanctuary Sabe quando você está vendo uma foto e percebe alguém em segundo plano fazendo graça? Claro que às vezes é sem querer… Esta pessoa, ou até um animal, que não foram chamados para participarem do clique, são os fotobombers, os que[…]

Leia mais »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *